Tatiana Costa Posted October 20 Share Posted October 20 Neymar continua sendo o rei do marketing, apesar de estar um ano sem jogar O futebolista brasileiro se lesionou há um ano em uma partida entre Brasil e Uruguai, mas sua inatividade nos gramados não freou sua influência midiática. No dia 17 de outubro de 2023, Neymar deixou o Estádio Centenário de Montevidéu com uma ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. A lesão ocorreu na derrota por 2 a 0 contra o Uruguai e, desde então, o jogador tem estado fora de campo se recuperando. Durante esses 12 meses de inatividade, a vida do jogador se resumiu a muitas sessões de fisioterapia e, principalmente, ao relacionamento com Bruna Biancardi, mãe de sua segunda herdeira, a menina Mavie, que nasceu 11 dias antes de a estrela sofrer a lesão. "O trabalho do fisioterapeuta nesta fase final de recuperação deve ser integrado ao de preparação física e envolver a simulação das exigências funcionais que normalmente são impostas ao atleta durante a prática do futebol, como mudanças rápidas de direção, giros, saltos e altas velocidades. As precauções a serem tomadas para minimizar o risco de novas lesões, neste momento, são realizar uma avaliação cuidadosa para medir as condições físicas, funcionais e psicológicas do atleta, a fim de verificar sua disposição para retornar ao esporte, juntamente com um retorno gradual aos treinos e jogos, expondo gradualmente o atleta a cenários cada vez mais desafiadores", explica Cecilia Aquino, fisioterapeuta esportiva associada à Sonafe Brasil - Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física. A sua ausência de atividade competitiva não impede que a imagem publicitária de Neymar decaia. Até 14 marcas continuam a apoiar aquele que é um dos grandes fenômenos comerciais do mundo do futebol nas últimas décadas. Esses doze meses também serviram para que o atacante se dedicasse à sua filha, que nasceu dias após ele ser operado. Seu salário como jogador do Al Hilal é de 110 milhões de euros, quantia que ultrapassa 150 milhões quando se adiciona o que ele recebe por publicidade. No aspecto esportivo, Neymar tem como objetivo levar o Brasil ao seu sexto Mundial em 2026. Ele tem isso claro e os fãs de seu país cobram essa meta. "Ficar fora durante tanto tempo impacta o atleta de várias maneiras. Fisicamente, ele perde o ritmo de jogo, a resistência específica do esporte e a força muscular necessária para um alto desempenho. Psicologicamente, a confiança no corpo pode ser um desafio, especialmente em esportes de contato, como o futebol. Além disso, pode sentir mais pressão para voltar rapidamente ao nível esperado, o que pode gerar ansiedade. Por outro lado, um tempo de recuperação bem administrado e respeitado oferece a oportunidade de fortalecer as áreas do corpo que sustentam o joelho, o que pode minimizar riscos futuros", destaca a Dra. Flávia Magalhães, médica esportiva com pós-graduação em Fisioterapia Trauma-Ortopédica e Fisiologia do Exercício, com mais de 20 anos de experiência no futebol. "Pode sentir mais pressão para voltar rapidamente ao nível esperado, o que pode gerar ansiedade." Fora de campo, Neymar continua ostentando outro recorde e é considerado um referência no âmbito empresarial. Ele ainda é o jogador brasileiro com o maior número de patrocinadores, 14 no total, alguns dos quais estão presentes há muitos anos, desde as Copas do Mundo de 2014 e 2018. Os patrocinadores incluem Above, Red Bull, We Pink, Replay, Skims, Tropicool, Campline, Plarium, Epic Games, Pokerstars, Blaze, Konami, Mondelez e Aspire Academy, além da Puma, fornecedora de material esportivo. Neymar também tem seu próprio Instituto, o Instituto Neymar Jr. Para os especialistas em marketing esportivo, a carreira de Neymar com as marcas é sólida por vários motivos. "Neymar é um ícone de audiência e engajamento, é um talento dentro e fora de campo, e seu estilo de vida acaba atraindo o público de alguma forma. Vemos várias marcas que querem se comunicar com sua comunidade, então precisamos entender que atletas, atores e outros perfis de influenciadores são grandes canais de comunicação", destaca Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo. 25 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lima Maria Posted October 20 Share Posted October 20 Incrível como Neymar continua relevante mesmo sem jogar! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Diego Ferreira Posted October 20 Share Posted October 20 Just now, Lima Maria said: Incrível como Neymar continua relevante mesmo sem jogar! Sim, sua influência no marketing é realmente surpreendente. Demonstra que o impacto de um atleta pode ir além do seu desempenho em campo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Igor Moreira Posted October 20 Share Posted October 20 Estou preocupado que essa longa inatividade afete seu desempenho ao voltar. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Camila Silva Posted October 20 Share Posted October 20 Neymar é o rei do marketing! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Roberto Farias Posted October 22 Share Posted October 22 Mesmo fora de campo Neymar continua sendo uma máquina de marketing impressionante Spoiler Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Adriano Carvalho Posted October 22 Share Posted October 22 A capacidade de Neymar atrair marcas é incrível mesmo sem jogar Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Dias Posted October 22 Share Posted October 22 Neymar provou que seu valor vai além dos gramados ele é um fenômeno publicitário Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Patrícia Nunes Posted October 22 Share Posted October 22 Impressionante como Neymar mantém sua influência mesmo com a lesão Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vanessa Ribeiro Posted October 22 Share Posted October 22 As marcas sabem que associar-se a Neymar é sempre um bom negócio Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Raquel Fernandes Posted October 22 Share Posted October 22 Neymar é uma estrela tanto dentro quanto fora do campo ele sabe se vender Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jéssica Oliveira Posted October 22 Share Posted October 22 Incrível como Neymar continua relevante no mundo do marketing Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eduarda Alves Posted October 22 Share Posted October 22 Mesmo sem jogar Neymar não perde seu brilho com as marcas Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alessandra Martins Posted October 22 Share Posted October 22 Neymar consegue manter sua imagem em alta mesmo com um ano afastado Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vitória Costa Posted October 22 Share Posted October 22 O marketing de Neymar é tão forte quanto seu talento no futebol Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Débora Silva Posted October 22 Share Posted October 22 Será que Neymar vai conseguir manter essa relevância se continuar afastado por mais tempo Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tatiana Gomes Posted October 22 Share Posted October 22 O marketing é forte mas será que a volta aos gramados será no mesmo nível Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Flávia Barbosa Posted October 22 Share Posted October 22 As marcas continuam apostando em Neymar porque sabem do seu impacto Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Clarissa Santos Posted October 22 Share Posted October 22 Parece que Neymar está mais focado em publicidade do que em voltar a jogar Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Helena Lima Posted October 22 Share Posted October 22 Um ano fora e ainda assim as marcas investem tanto até quando isso vai durar Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luísa Oliveira Posted October 22 Share Posted October 22 Neymar prova que o marketing pessoal é tão importante quanto o talento no esporte Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vinícius Nascimento Posted October 22 Share Posted October 22 Um ano fora e Neymar ainda é o preferido de grandes marcas impressionante Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leonardo Pereira Posted October 22 Share Posted October 22 Neymar é o exemplo perfeito de como capitalizar sua imagem fora do campo Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Oliveira Posted October 22 Share Posted October 22 As marcas continuam com Neymar porque ele é sinônimo de sucesso e popularidade Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eduardo Santos Posted October 22 Share Posted October 22 Será que as marcas continuarão com Neymar se ele não voltar ao futebol em plena forma Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.