Jump to content

Neymar continua sendo o rei do marketing, apesar de estar um ano sem jogar


Recommended Posts

Neymar continua sendo o rei do marketing, apesar de estar um ano sem jogar

O futebolista brasileiro se lesionou há um ano em uma partida entre Brasil e Uruguai, mas sua inatividade nos gramados não freou sua influência midiática.

Capturadepantalla2024-10-20141048.png.7f667977e6ab6491590c8da1be793a72.png

No dia 17 de outubro de 2023, Neymar deixou o Estádio Centenário de Montevidéu com uma ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. A lesão ocorreu na derrota por 2 a 0 contra o Uruguai e, desde então, o jogador tem estado fora de campo se recuperando. Durante esses 12 meses de inatividade, a vida do jogador se resumiu a muitas sessões de fisioterapia e, principalmente, ao relacionamento com Bruna Biancardi, mãe de sua segunda herdeira, a menina Mavie, que nasceu 11 dias antes de a estrela sofrer a lesão.

"O trabalho do fisioterapeuta nesta fase final de recuperação deve ser integrado ao de preparação física e envolver a simulação das exigências funcionais que normalmente são impostas ao atleta durante a prática do futebol, como mudanças rápidas de direção, giros, saltos e altas velocidades. As precauções a serem tomadas para minimizar o risco de novas lesões, neste momento, são realizar uma avaliação cuidadosa para medir as condições físicas, funcionais e psicológicas do atleta, a fim de verificar sua disposição para retornar ao esporte, juntamente com um retorno gradual aos treinos e jogos, expondo gradualmente o atleta a cenários cada vez mais desafiadores", explica Cecilia Aquino, fisioterapeuta esportiva associada à Sonafe Brasil - Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física.

Capturadepantalla2024-10-20141103.png.268b482037e1867e0cfd72aae14fbd20.png

A sua ausência de atividade competitiva não impede que a imagem publicitária de Neymar decaia. Até 14 marcas continuam a apoiar aquele que é um dos grandes fenômenos comerciais do mundo do futebol nas últimas décadas. Esses doze meses também serviram para que o atacante se dedicasse à sua filha, que nasceu dias após ele ser operado.

Seu salário como jogador do Al Hilal é de 110 milhões de euros, quantia que ultrapassa 150 milhões quando se adiciona o que ele recebe por publicidade. No aspecto esportivo, Neymar tem como objetivo levar o Brasil ao seu sexto Mundial em 2026. Ele tem isso claro e os fãs de seu país cobram essa meta.

"Ficar fora durante tanto tempo impacta o atleta de várias maneiras. Fisicamente, ele perde o ritmo de jogo, a resistência específica do esporte e a força muscular necessária para um alto desempenho. Psicologicamente, a confiança no corpo pode ser um desafio, especialmente em esportes de contato, como o futebol. Além disso, pode sentir mais pressão para voltar rapidamente ao nível esperado, o que pode gerar ansiedade. Por outro lado, um tempo de recuperação bem administrado e respeitado oferece a oportunidade de fortalecer as áreas do corpo que sustentam o joelho, o que pode minimizar riscos futuros", destaca a Dra. Flávia Magalhães, médica esportiva com pós-graduação em Fisioterapia Trauma-Ortopédica e Fisiologia do Exercício, com mais de 20 anos de experiência no futebol.

"Pode sentir mais pressão para voltar rapidamente ao nível esperado, o que pode gerar ansiedade."

Fora de campo, Neymar continua ostentando outro recorde e é considerado um referência no âmbito empresarial. Ele ainda é o jogador brasileiro com o maior número de patrocinadores, 14 no total, alguns dos quais estão presentes há muitos anos, desde as Copas do Mundo de 2014 e 2018.

Os patrocinadores incluem Above, Red Bull, We Pink, Replay, Skims, Tropicool, Campline, Plarium, Epic Games, Pokerstars, Blaze, Konami, Mondelez e Aspire Academy, além da Puma, fornecedora de material esportivo. Neymar também tem seu próprio Instituto, o Instituto Neymar Jr.

Capturadepantalla2024-10-20141115.png.dca1ad480dbc605e4946a92110ae3176.png

Para os especialistas em marketing esportivo, a carreira de Neymar com as marcas é sólida por vários motivos.

"Neymar é um ícone de audiência e engajamento, é um talento dentro e fora de campo, e seu estilo de vida acaba atraindo o público de alguma forma. Vemos várias marcas que querem se comunicar com sua comunidade, então precisamos entender que atletas, atores e outros perfis de influenciadores são grandes canais de comunicação", destaca Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

  • Like 25
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.




  • Recent Status Updates

  • Upcoming Events

    No upcoming events found
  • Most Contributions

  • Recent Achievements

  • Tell a friend

    Love Fórum Dobet – A maior comunidade de apostas e jogos online do Brasil? Tell a friend!
×
×
  • Create New...